Antecedentes
Devido à rápida evolução da situação epidemiológica em relação à nova epidemia de doença por coronavírus 2019 (COVID-19), os Estados-Membros da UE estão agora não apenas revisando seu gerenciamento de casos, mas também sua abordagem em relação às pessoas que estiveram em contato com casos detectados recentemente ('contatos').
Este documento pode ser lido em conjunto com o guia da OMS "Atendimento domiciliar a pacientes com suspeita de nova infecção por coronavírus (2019-nCoV) que apresentam sintomas leves e gerenciamento de contatos".
Escopo deste documento
O objetivo deste documento é fornecer orientações às autoridades de saúde pública da UE/ EEE sobre o gerenciamento de pessoas, incluindo profissionais de saúde, que tiveram contato com casos de COVID-19.
Público objetivo
Profissionais de saúde pública e profissionais de saúde nos Estados-Membros da UE/ EEE.
Objetivo do gerenciamento de contatos
O objetivo de gerenciar os contatos no caso COVID-19 é:
- Identifique contatos sintomáticos o mais rápido possível para isolamento e tratamento.
- Facilitar testes de diagnóstico laboratoriais rápidos.
Definição de pessoas de contato Um contato de um caso de COVID-19 é uma pessoa que está atualmente livre de sintomas, que teve ou pode ter tido contato com um caso COVID-19. O risco associado de infecção depende do nível de exposição, que, por sua vez, determinará o tipo de monitoramento. |
Estabelecer o nível de exposição pode ser difícil e requer que o caso seja entrevistado.
1. Exposição a alto risco (contatos próximos)
|
Exposição a baixo risco (contato casual)
|
Trabalhadores da saúde Os profissionais de saúde que atendem pacientes com COVID-19 em hospitais da UE/ EEE devem se registrar e ser monitorados de acordo com os procedimentos de trabalho/ rotinas de saúde em seu país de atuação. Com base no alto risco de transmissão associado aos cuidados médicos, e de acordo com as recomendações existentes de outras instituições, as seguintes medidas específicas são propostas para os profissionais de saúde. Contato desprotegido (exposição a alto risco):
Contato protegido com o uso de EPI recomendado:
Etapas do gerenciamento de contatos imediatamente após identificação e confirmação de um caso: Identificação e lista de contatos; Classificação do contato de acordo com a exposição, como alto risco ('contato próximo') ou exposição de baixo risco. |
Rastreamento e avaliação de contatos (por exemplo, comunicar-se com pessoas de contato e avaliar riscos)
- Gerenciamento e acompanhamento de contatos (por exemplo, relatar, aconselhar, acompanhar, isso inclui testes, se indicado).
- Supervisão dos resultados do acompanhamento de contato por uma equipe de controle de surtos.
Monitoramento de contatos
Dependendo da situação específica, as autoridades de saúde pública podem apoiar, promover ou implementar restrições adicionais (por exemplo, limitação voluntária de contatos pela pessoa ou evitar o contato com multidões).
O rastreamento e o gerenciamento de contatos são baseados no conhecimento mais recente disponível, conforme descrito abaixo.
As estimativas atuais sugerem um período médio de incubação de cinco a seis dias, com um intervalo de até 14 dias.
- Um estudo recente de modelagem confirmou que ainda é prudente considerar um período de incubação de pelo menos 14 dias.
- Acredita-se que um caso seja mais infeccioso quando os sintomas estão presentes, mas possivelmente já pode ser infeccioso antes do início dos sintomas.
- Acredita-se que a transmissão ocorra principalmente através de gotículas respiratórias. Atualmente, ainda não está claro se é possível a transmissão aérea ou fecal.
- Medidas adicionais são sugeridas para os profissionais de saúde, com base nas evidências existentes de transmissão frequente associada aos cuidados médicos (ou "nosocomiais"). Em uma série de 138 casos do Hospital Zhongnan em Wuhan, a suspeita de transmissão hospitalar foi suspeita para 40 (29%) profissionais de saúde e 17 (12,3%) pacientes hospitalizados.
Principais ações para pessoas de contato
Contatos com exposição a alto risco:
Contatos de exposição de baixo risco:
|