Atualização prática

Diarreia Aguda Infecciosa

Guia prático da Sociedade Brasileira de Pediatria

Autor/a: Ferreira et al.

A morbimortalidade por diarreia aguda ainda é causa importante determinada por infecções em crianças menores de cinco anos de idade. A maioria dos episódios é auto-limitado e normalmente não são feitos exames para identificar o agente infeccioso.

Para o combate, é prioritário ter-se ampla cobertura vacinal contra o rotavírus, implementação de medidas educativas para a comunidade, disponibilização de saneamento básico, oferta de água potável, educação familiar e oferta do soro de reidratação oral (SRO), além do estímulo à amamentação, quando possível, por um período mais prolongado.

Diversos ensaios clínicos verificaram os efeitos dos probióticos na diarreia aguda infecciosa e, quase todos, encontraram uma menor duração da diarreia e redução da frequência de evacuações. Com isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou um guia prático de atualização posicionando o uso desses suplementos em distúrbios gastrointestinais, incluindo a diarreia aguda. Gostaria de ler o conteúdo completo? Clique na imagem abaixo e faça download do PDF.