Patrocinado pela Farmoquímica S.A e Clínica do Intestino

Probióticos, prebióticos e simbióticos: como, quando e por que usar?

O cuidado com a microbiota é fundamental, por isso é necessário sabermos como cuidar dela.

Autor/a: Sylvia Campos e Vânia Mattoso

Estima-se que a microbiota intestinal humana seja composta de, aproximadamente, 10 a 100 trilhões de microrganismos. Ela está envolvida nos processos metabólicos, nutricionais e fisiológicos do corpo humano, levando à produção de nutrientes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), vitamina K, vitamina B12 e ácido fólico.

As pessoas saudáveis possuem diversidade e altas contagens de microrganismos benéficos em sua microbiota intestinal caracterizando um cenário de simbiose, enquanto doentes possuem contagens microbianas mais baixas e menor diversidade de cepas bacterianas caracterizando um cenário de disbiose. Numerosas doenças estão associadas à disbiose da microbiota intestinal, indicando que a mesma se conecta com os sistemas metabólicos do organismo.

Neste sentido, o cuidado com a microbiota é fundamental e, para isso, há cada vez mais  medicamentos e suplementos que auxiliam nesse processo de manutenção dos microrganismos presentes no nosso corpo. Tais substâncias se dividem em três categorias: os probióticos, os prebióticos e os simbióticos. Desta forma, a IntraMed Brasil junto com a FQM e a Clínica do intestinal trouxeram uma aula que explica melhor a diferença entre as três categorias e seu uso clínico. Assista abaixo:


Dra. Sylvia Campos:
Nutricionista formada pela UFF/RJ; Mestre e doutora em Imunopatologia - Área: Alergias alimentares e inflamação intestinal: Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Funcional VP; Professora dos cursos de pós-graduação em Nutrição Clínica funcional, Nutrição Materno Infantil e Fitoterapia Funcional da VP.

Dra. Vânia Mattoso:
Nutricionista formada pela UNIRIO. Doutora e Mestre em Ciências Aplicadas em Produtos para Saúde pela Universidade Federal Fluminense; Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Nutrição Esportiva Funcional e em Fitoterapia Funcional (VP); Professora de cursos de pós-graduação.