Atualmente, se tornam necessárias recomendações baseadas em evidências para o tratamento do vitiligo em pacientes pediátricos, adolescentes e adultos jovens nos EUA. Sendo assim, Yuval e colaboradores (2024) desenvolveram recomendações de especialistas baseadas em evidências e consenso sobre o diagnóstico e tratamento do vitiligo em pacientes jovens.
Revisão de evidências |
Foi desenvolvido um processo para produzir recomendações consensuais que abordam questões relacionadas ao vitiligo pediátrico. Uma revisão da literatura foi realizada utilizando artigos que atenderam aos critérios de inclusão: estudos publicados em inglês, contendo dados primários (incluindo metanálise) e dados específicos da pediatria, e análises de 6 ou mais pacientes.
Os artigos incluídos foram classificados de acordo com os critérios de taxonomia de força de recomendação e os níveis de evidência e graus de recomendação do Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. As questões de pesquisa foram analisadas em 9 de maio de 2022, por meio de videoconferência. Um mês após a conferência, os participantes participaram num inquérito online documentando o seu nível de concordância com as afirmações geradas, utilizando uma escala Likert de 5 pontos.
Descobertas |
Artigos sobre corticosteroides tópicos e/ou inibidores tópicos de calcineurina (n = 50), inibidores tópicos de Janus quinase (n = 5), pseudocatalase (n = 2) e microdermoabrasão (n = 2) preencheram os critérios de inclusão.
No total, quarenta e duas recomendações foram feitas em relação ao diagnóstico de vitiligo e terapia tópica ideal, com 33 alcançando concordância composta de 70% ou mais e concordância forte.
Inibidores tópicos de calcineurina duas vezes ao dia, corticosteroides tópicos com limitação de tempo devido ao risco de atrofia, e ruxolitinibe tópico, 1,5%, creme - usado fora de indicação para pacientes com menos de 12 anos e limitado ao vitiligo não segmentar - foram identificados como terapias de primeira linha com base em evidências no manejo de pacientes pediátricos e adolescentes, com orientações específicas sobre dados baseados em idade, período mínimo de ensaio terapêutico de 6 meses ou mais, terapia prolongada para prevenir recorrência, e o benefício positivo do uso coordenado de fontes terapêuticas de UV.
Conclusões e relevância As evidências apoiaram o uso de inibidores tópicos de calcineurina, corticosteroides tópicos e inibidores tópicos de Janus quinase como terapias eficazes para vitiligo em pacientes pediátricos, adolescentes e adultos jovens, com decisões específicas sobre a escolha do agente com base em fatores como localização do local, superfície corporal e idade. |