Como parte vital do sistema de saúde, as farmácias desempenham um papel importante no fornecimento de medicamentos, terapias, vacinas e serviços de saúde críticos ao público. É importante garantir o papel contínuo das farmácias durante a pandemia de COVID-19.
Durante a pandemia, a equipe da farmácia pode minimizar o risco de exposição ao vírus que causa o COVID-19 e reduzir o risco para os clientes usando os princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social.
Aconselhar a equipe doente a ficar em casa
- Certifique-se de que os funcionários da farmácia com febre ou sintomas respiratórios fiquem em casa e longe do local de trabalho até que se recuperem.
- Certifique-se de que as políticas de licença médica sejam flexíveis, não punitivas e consistentes com o guia de saúde pública, e que os funcionários conheçam e entendam essas políticas.
Atendendo prescrições
Embora o processo real de preparação de medicamentos para distribuição não seja uma atividade direta de atendimento ao paciente, os outros componentes da distribuição de medicamentos, como ingestão de medicamentos controlados, aconselhamento ou educação do paciente, podem expor equipe de farmácia para pessoas que podem ter doenças respiratórias.
Além de seguir as orientações no local de trabalho, a equipe da farmácia deve:
Forneça desinfetante para mãos nos balcões para uso do cliente e tenha acesso fácil a água e sabão ou desinfetante para as mãos para a equipe.
Incentive todos os prescritores a enviar solicitações de prescrição por telefone ou eletronicamente. A farmácia deve desenvolver procedimentos para evitar o manuseio de prescrições em papel, de acordo com as leis, regulamentos ou ordens executivas do estado.
A preparação e distribuição de receitas não requer o uso de equipamento de proteção individual (EPI)
- Após a preparação de uma receita, o medicamento embalado pode ser colocado em um balcão para o cliente pegar, em vez de entregá-lo diretamente ao cliente.
Outras estratégias para limitar o contato direto com os clientes incluem:
|
Use estratégias para minimizar o contato próximo entre funcionários e clientes e entre clientes:
|
Use controles administrativos, como protocolos ou alterações nas práticas, políticas ou procedimentos de trabalho, para manter a equipe e os clientes separados:
|
Reduza o risco durante o teste COVID-19 e outros serviços de atendimento de farmácia de contato próximo.
As farmácias participantes do teste de saúde pública do COVID-19 devem entrar em contato com o pessoal de saúde pública estadual e local para determinar quem atende aos critérios para o teste. Os departamentos de saúde estaduais e locais informarão as farmácias sobre os procedimentos para coletar, armazenar e enviar amostras adequadamente, inclusive após o expediente ou nos finais de semana / feriados. Algumas farmácias incluem opções de carregamento automático.
A equipe da farmácia que realiza testes COVID-19 e outros procedimentos de atendimento ao paciente que provavelmente causam tosse ou espirro, aerossolização (por exemplo, testes de influenza e estreptococos) devem receber o EPI apropriado.
O pessoal que usa respiradores deve estar familiarizado com o uso adequado e seguir um programa abrangente de proteção respiratória que atenda ao padrão de Proteção Respiratória da OSHA (29 CFR 1910.134).
Os funcionários também devem ter treinamento no posicionamento e colocação adequados dos equipamentos de EPI.