Organizar para proteger funcionários e clientes

Recomendações do CDC para farmácias durante a pandemia de COVID-19

Este guia se aplica a todos os funcionários da farmácia para minimizar o risco de exposição ao vírus e reduzir o risco para os clientes durante a pandemia de COVID-19.

Como parte vital do sistema de saúde, as farmácias desempenham um papel importante no fornecimento de medicamentos, terapias, vacinas e serviços de saúde críticos ao público. É importante garantir o papel contínuo das farmácias durante a pandemia de COVID-19.

Durante a pandemia, a equipe da farmácia pode minimizar o risco de exposição ao vírus que causa o COVID-19 e reduzir o risco para os clientes usando os princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social.

Aconselhar a equipe doente a ficar em casa

  • Certifique-se de que os funcionários da farmácia com febre ou sintomas respiratórios fiquem em casa e longe do local de trabalho até que se recuperem.
     
  • Certifique-se de que as políticas de licença médica sejam flexíveis, não punitivas e consistentes com o guia de saúde pública, e que os funcionários conheçam e entendam essas políticas.

Atendendo prescrições

Embora o processo real de preparação de medicamentos para distribuição não seja uma atividade direta de atendimento ao paciente, os outros componentes da distribuição de medicamentos, como ingestão de medicamentos controlados, aconselhamento ou educação do paciente, podem expor equipe de farmácia para pessoas que podem ter doenças respiratórias.

Além de seguir as orientações no local de trabalho, a equipe da farmácia deve:

Forneça desinfetante para mãos nos balcões para uso do cliente e tenha acesso fácil a água e sabão ou desinfetante para as mãos para a equipe.

Incentive todos os prescritores a enviar solicitações de prescrição por telefone ou eletronicamente. A farmácia deve desenvolver procedimentos para evitar o manuseio de prescrições em papel, de acordo com as leis, regulamentos ou ordens executivas do estado.

A preparação e distribuição de receitas não requer o uso de equipamento de proteção individual (EPI) 

  • Após a preparação de uma receita, o medicamento embalado pode ser colocado em um balcão para o cliente pegar, em vez de entregá-lo diretamente ao cliente.

Outras estratégias para limitar o contato direto com os clientes incluem:

  • Evite manusear cartões de seguro ou benefício. Em vez disso, peça ao cliente que tire uma foto do cartão para processar ou leia em voz alta as informações necessárias (em um local privado para que outros clientes não possam ouvi-lo).
     
  • Evite tocar em objetos que foram manipulados pelos clientes.
     
  • Se ocorrer a transferência de itens, a equipe da farmácia deve lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou usar um desinfetante para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool.
     
  • Você deve sempre evitar tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas.

 

Use estratégias para minimizar o contato próximo entre funcionários e clientes e entre clientes:

  • Use controles mecânicos nos quais o cliente e a equipe da farmácia interagem, como o balcão da farmácia, para minimizar o contato próximo.
     
  • Minimize o contato físico com clientes e entre clientes.
     
  • Mantenha a distância social (2 metros entre indivíduos) para as pessoas que entram na farmácia, o máximo possível.
     
  • Use sinalização / barreiras e marcadores de piso para indicar aos clientes que  se mantenham a 2 metros do balcão, outras interfaces com os clientes e de outros clientes e equipe da farmácia.
     
  • Para proteger contra tosse ou espirros, instale uma seção de plástico transparente na área de contato do cliente para fornecer proteção de barreira (por exemplo, material do tipo acrílico ou folha de plástico transparente).
     
  • Configure com uma abertura na parte inferior da barreira para que as pessoas possam conversar ou compartilhar itens, se possível.
     
  • Limpe e desinfete frequentemente todos os balcões de atendimento ao cliente e áreas de contato do cliente.
     
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência, como estações de trabalho, teclados, telefones e maçanetas.
     
  • Para desinfetar, use produtos que atendam aos critérios de uso contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19 e que são apropriados para a superfície.
     
  • Pare de usar revistas e outros itens compartilhados nas áreas de espera de farmácias.
     
  • Verifique se a área de espera é limpa regularmente.
     
  • Para farmácias com uma clínica no local, use cartazes para pedir aos clientes com sintomas respiratórios que aguardem sua consulta em uma parte específica da loja.
     
  • Promova o uso de registros de pagamento de autoatendimento e limpe-os com frequência.
     
  • Tenha lenços desinfetantes e desinfetantes para as mãos nos locais de check-in para uso do cliente.

 

Use controles administrativos, como protocolos ou alterações nas práticas, políticas ou procedimentos de trabalho, para manter a equipe e os clientes separados:

  • Promova a distância física, desviando o maior número possível de clientes para as janelas, coleta na calçada ou entrega em domicílio, sempre que possível.
     
  • Uma grande sinalização externa pode ser útil solicitando aos clientes que usem a janela de acesso direto ou a coleta na calçada.
     
  • Inclua mensagens de texto ou mensagens telefônicas automatizadas que solicitem especificamente que clientes doentes fiquem em casa e solicitem entrega em domicílio ou enviem um membro da família ou um amigo para buscar seus medicamentos.
     
  • Limite o número de clientes na farmácia a qualquer momento para evitar multidões no balcão da farmácia ou nas áreas de pagamento.
     
  • Os farmacêuticos que prestam serviços de gerenciamento de doenças crônicas, serviços de gerenciamento de medicamentos e outros serviços que não exigem reuniões presenciais com os pacientes devem fazer o possível para usar estratégias por telefone, telessaúde ou farmácia.
     
  • Feche as unidades de pressão arterial de autoatendimento.

Reduza o risco durante o teste COVID-19 e outros serviços de atendimento de farmácia de contato próximo.

As farmácias participantes do teste de saúde pública do COVID-19 devem entrar em contato com o pessoal de saúde pública estadual e local para determinar quem atende aos critérios para o teste. Os departamentos de saúde estaduais e locais informarão as farmácias sobre os procedimentos para coletar, armazenar e enviar amostras adequadamente, inclusive após o expediente ou nos finais de semana / feriados. Algumas farmácias incluem opções de carregamento automático.

A equipe da farmácia que realiza testes COVID-19 e outros procedimentos de atendimento ao paciente que provavelmente causam tosse ou espirro, aerossolização (por exemplo, testes de influenza e estreptococos) devem receber o EPI apropriado.

O pessoal que usa respiradores deve estar familiarizado com o uso adequado e seguir um programa abrangente de proteção respiratória que atenda ao padrão de Proteção Respiratória da OSHA (29 CFR 1910.134).

Os funcionários também devem ter treinamento no posicionamento e colocação adequados dos equipamentos de EPI.