Antecedentes |
Altas taxas de sobrediagnóstico são uma barreira crítica para o rastreamento organizado do câncer de próstata.
A imagem por ressonância magnética (MRI) de biópsia direcionada demonstrou o potencial para enfrentar esse desafio, mas as implicações de seu uso no contexto do rastreamento organizado do câncer de próstata são desconhecidas.
Métodos |
Os autores realizaram um ensaio de não inferioridade de base populacional para rastreamento do câncer de próstata, no qual homens com idade entre 50 e 74 anos da população em geral foram convidados por correio a participar; participantes com níveis de antígeno específico da próstata (PSA) de 3 ng por mililitro ou mais foram designados aleatoriamente, em uma proporção de 2:3, para serem submetidos a uma biópsia padrão (grupo de biópsia padrão) ou a uma ressonância magnética, com alvo e padrão biópsia se os resultados da ressonância magnética sugerirem câncer de próstata (grupo de biópsia experimental).
O desfecho primário foi a proporção de homens na população com intenção de tratar que foram diagnosticados com câncer clinicamente significativo (pontuação de Gleason ≥ 7).
Um resultado secundário importante foi a detecção de cânceres clinicamente insignificantes (pontuação de Gleason 6).
Resultados |
Dos 12.750 homens inscritos, 1.532 tinham níveis de PSA de 3 ng por mililitro ou mais e foram designados aleatoriamente para serem submetidos a uma biópsia: 603 foram designados para o grupo de biópsia padrão e 929 para o grupo de biópsia experimental.
Na análise de intenção de tratar, o câncer clinicamente significativo foi diagnosticado em 192 homens (21%) no grupo de biópsia experimental, em comparação com 106 homens (18%) no grupo de biópsia padrão (diferença, 3 pontos percentuais; intervalo de confiança de 95% [CI], -1 a 7; P <0,001 para não inferioridade).
A porcentagem de cânceres clinicamente insignificantes foi menor no grupo de biópsia experimental do que no grupo de biópsia padrão (4% [41 participantes] vs 12% [73 participantes]; diferença, −8 pontos percentuais, IC de 95%, - 11 a - 5)
Conclusão A ressonância magnética de biópsia padrão e direcionada em homens com resultados de ressonância magnética sugestivos de câncer de próstata não foi inferior à biópsia padrão na detecção de câncer de próstata clinicamente significativo em um ensaio de triagem por convite de base populacional e resultou em menos detecção de câncer clinicamente insignificante. |