Resultados de uma pesquisa

Os sintomas da perimenopausa costumam aparecer mais cedo do que o esperado

Os sintomas geralmente começam anos antes de ocorrerem as alterações menstruais.

Embora o estado da perimenopausa seja definido por mudanças nos ciclos menstruais em mulheres de idade apropriada, pesquisas sugerem que os sintomas característicos da perimenopausa, incluindo interrupção do sono e ondas de calor, geralmente começam antes da redução da frequência menstrual, em um período conhecido como estágio reprodutivo tardio (LRS).

Desde 2018, um site encorajou mulheres de 35 a 55 anos a preencher uma pesquisa sobre os sintomas.

Entre as entrevistadas, 945 preencheram os critérios para LRS (≥3 períodos nos 3 meses anteriores, mas com mudanças menstruais sutis) e 491 para perimenopausa (<3 períodos nos 3 meses anteriores)

A idade média das entrevistadas LRS e perimenopausa foi 46,1 anos e 49,8 anos, respectivamente. No geral,> 70% tinham diploma universitário ou cursaram pós-graduação, 69% eram brancos, 5% hispânicos, 3% negros e 2% asiáticos.

Proporções semelhantes de mulheres nos grupos LRS e perimenopausa relataram a maioria dos 61 sintomas avaliados, incluindo distúrbios do sono, alterações de humor, dores de cabeça, confusão mental e tontura.

Mulheres na perimenopausa relataram que ondas de calor, suores frios/noturnos, palpitações e sintomas de humor ocorreram com muito mais frequência do que as mulheres LRS. O único sintoma classificado como significativamente mais incômodo nas mulheres na perimenopausa do que nas mulheres com LRS foram as ondas de calor.

Objetivo

O objetivo do estudo foi examinar a ocorrência de uma variedade de sintomas, sua frequência, desconforto, carga e interferência na vida de mulheres na fase reprodutiva tardia (LRS) e comparar suas experiências com as de mulheres na transição da menopausa (MT).

Métodos

Mulheres com idades entre 35 e 55 anos responderam a uma pesquisa online de 82 perguntas oferecida pela Women Living Better.

As participantes relataram padrões menstruais atuais, mudanças recentes e frequência dos sintomas, desconforto e interferência. Os ciclos das mulheres foram classificados como LRS ou MT segundo os critérios da Oficina de Estágios de Envelhecimento Reprodutivo +10.

Resultados

Das 2.406 entrevistadas, 946 preencheram os critérios para LRS e 583 para MT. Os participantes incluíram 30% de fora dos Estados Unidos, 31% de vários grupos raciais/étnicos e 18% relataram ter dificuldade em pagar pelo básico.

Uma proporção semelhante de mulheres nos grupos LRS e MT + relataram cada sintoma: houve uma diferença de menos de 10% para 54 dos 61 sintomas.

Das classificações médias de desconforto para todos os sintomas, apenas ondas de calor diferiram significativamente entre os grupos LRS e MT.

Mulheres com LRS experimentaram níveis semelhantes de interferência relacionada aos sintomas nas relações pessoais e na vida diária como aquelas no estágio MT, mas não previram que esses sintomas ocorressem até os 50 anos.

Conclusão

Mulheres no estágio reprodutivo tardio (LRS) apresentam sintomas surpreendentemente semelhantes àqueles frequentemente associados à MT. As mulheres não esperam essas mudanças até os 50 anos ou mais e se surpreendem com esses sintomas antes da irregularidade do ciclo.

A pesquisa sobre a epidemiologia e o tratamento dos sintomas de LRS, o aconselhamento prévio para as mulheres e a educação dos médicos que cuidam delas merecem mais atenção.