Revisão para especialistas

Compreendendo a sensação de inchaço e a distensão abdominal propriamente dita

Revisão clínica para manejo de ambas as condições

Introdução

A sensação de inchaço abdominal é definida como uma sensação subjetiva experimentada pelos pacientes como plenitude ou gás aprisionado, enquanto a distensão é um aumento visível na circunferência abdominal.

Tanto a sensação de inchaço quanto a distensão abdominal são causadores de desconforto e, em alguns casos, dor, impactando negativamente na qualidade de vida dos pacientes. Esses sintomas podem estar relacionados a outras queixas associadas a gases, como eructação, ingestão de ar (aerofagia) e percepção de eliminação de gases intestinais (flatulência). Indivíduos com distúrbios gastrointestinais funcionais (FGIDs) e distúrbios de motilidade frequentemente apresentam sensação de inchaço, distensão ou ambos como sintomas de suas condições.

Causas

As possíveis razões para a ocorrência da sensação de inchaço e da distensão incluem:

  • Excesso de gases no intestino;
  • Níveis anormais de bactérias no intestino delgado (SIBO – supercrescimento bacteriano no intestino delgado);
  • Desequilíbrio de microrganismos que normalmente habitam no intestino (disbiose);
  • Intolerância alimentar;
  • Dificuldade em absorver carboidratos dos alimentos, como FODMAPs;
  • Aumento da curvatura da região lombar da coluna (lordose lombar), o que diminui a capacidade do abdômen de reter gases.

Figura 1: Representação gráfica sobre a sensação de inchaço e distensão abdominal. Imagem adaptada de  Schmulson (2022)

Tratamento

Até o momento, não foi identificado um tratamento universalmente eficaz para sensação de inchaço e a distensão abdominal. No entanto, existem diversas abordagens que médicos especializados podem oferecer para aliviar os sintomas dos pacientes.

> Medicamentos e outras terapias

1. Antiespasmódicos: Esses medicamentos podem relaxar os músculos intestinais e proporcionar alívio. Por exemplo, uma combinação de brometo de pinavério com simeticona pode ser prescrita.

2. Probióticos: Suplementos dietéticos contendo bactérias vivas podem ajudar a equilibrar a flora intestinal. Bifidobacterium infantis 35624 é indicado para indivíduos com síndrome do intestino irritável (SII) em geral, enquanto Bifidobacterium animalis DN-0173 é recomendado para pacientes com SII com constipação (SII-C).

3. Rifaximina: É um antibiótico que tem ligeira absorção e pode ser usado por curtos períodos. É geralmente recomendado (off label) para reduzir a sensação de inchaço em pessoas com SII cujos sintomas não incluem constipação ou naquelas com sobreposição de supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO).

4. Procinéticos: Medicamentos que aceleram o trânsito de alimentos pelo trato digestivo. Alguns estudos mostraram que os procinéticos podem melhorar a sensação de inchaço.

5. Antidepressivos: Em doses mais baixas do que as usadas para tratar a depressão, alguns antidepressivos, como citalopram e amitriptilina, podem aliviar a sensação de inchaço e a distensão.

6. Medicamentos que aumentam o conteúdo de líquidos nas fezes: Medicamentos como lubiprostona ou linaclotide podem ser utilizados para tratar os sintomas.

Além disso, abordagens terapêuticas como a hipnoterapia e a terapia cognitivo-comportamental podem ser úteis para tratar os sintomas e melhorar o estado de ânimo dos pacientes.

> Dietas com baixo teor de FODMAPs

Os FODMAPs (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides, and Polyols) são carboidratos de cadeia curta que não são bem absorvidos pelo intestino delgado e são rapidamente fermentados por bactérias no intestino. A redução da ingestão de alimentos ricos em FODMAPs pode ser uma estratégia eficaz para reduzir sensação de inchaço e desconforto em pessoas sensíveis a esses carboidratos fermentáveis.

Alimentos ricos em FODMAPs incluem:

- Frutas como mangas, maçãs, peras, abacates, amoras e ameixas;
- Produtos lácteos;
- Mel;
- Alguns legumes e verduras;
- Adoçantes como sorbitol e maltitol, que são frequentemente usados em gomas de mascar e doces


Conclusão

A sensação de inchaço e a distensão abdominal são sintomas muito comuns na população em geral, e ambos podem ser extremamente desconfortáveis. Até o momento, não foi identificada uma causa conclusiva para ambas as condições, mas com a assistência de um médico especializado, é possível explorar diferentes opções de tratamento que podem ajudar a aliviar esses sintomas.