A FDA autorizou uma funcionalidade de detecção de apneia do sono para o Samsung Galaxy Watch, abrindo caminho para uma atualização de software para o aplicativo Samsung Health Monitor no terceiro trimestre deste ano que habilitará a funcionalidade para usuários nos Estados Unidos. O Ministério de Segurança Alimentar e de Medicamentos da Coreia do Sul deu seu aval no outono passado para o uso de dispositivos vestíveis para detectar interrupções na respiração comumente associadas ao distúrbio do sono, e a atualização será lançada lá primeiro.
Embora os médicos alertem que os smartwatches são ferramentas não confiáveis para a detecção de apneia do sono e outros distúrbios de saúde, isso não impediu grandes fabricantes de dispositivos vestíveis como Apple, Fitbit, Withings e outros de tentarem entrar no espaço.
Em dezembro, a Bloomberg informou que a Apple está trabalhando em monitoramento avançado de saúde (incluindo apneia do sono e hipertensão) para o próximo Apple Watch. A FDA ainda não o aprovou, e a Apple ainda está lidando com um processo de patente sobre monitoramento de oxigênio no sangue que a obrigou a remover a funcionalidade dos dispositivos que vende atualmente.
Os usuários terão que dormir com o Samsung Galaxy Watch e monitorar seu sono duas vezes (por um período de pelo menos quatro horas cada) dentro de um período de 10 dias para usar a funcionalidade. O Galaxy Watch pode monitorar os níveis de oxigênio no sangue do usuário durante toda a noite para ver se eles diminuem, o que é um sinal comum de apneia do sono e outros distúrbios do sono.