Um estudo pioneiro realizado por pesquisadores do Instituto Laureate para a Investigação do Cérebro (LIBR) em Tulsa, Olkahhoma, conseguiu avançar significativamente com uma técnica nova para tratar a anorexia nervosa (NA), um transtorno alimentar caracterizado pela perca de peso corporal, anomalias da imagem corporal e ansiedade. O estudo, "O impacto da terapia de flutuação na imagem corporal e na ansiedade na anorexia nervosa: um ensaio clínico randomizado de eficácia", apareceu na revista científica revisada por pares eClinicalMedicine, como parte da iniciativa The Lancet Discovery Science.
Os investigadores identificaram vários efeitos imediatos e sustentados da flutuação-REST (terapia de estimulação ambiental reduzida) em pacientes hospitalizados com anorexia nervosa. Também conhecida como “terapia de flutuação”. Flutuação-REST é um tratamento não farmacológico que consiste em flutuar sem esforço em uma piscina pouco profunda de água morna com sal de Epsom, em um ambiente a prova de luz, som, umidade e temperaturas controladas, e é cada vez mais utilizado pelo público em geral como ferramenta para reduzir o estresse. No estudo, os pacientes hospitalizados com anorexia nervosa designados a receber a flutuação-REST informaram reduções imediatas e repetidas na insatisfação com a imagem corporal e uma melhor ansiedade em relação com um grupo de comparação de pacientes hospitalizados com AN que recebem atenção habitual, cujos sintomas se mantiveram sem mudanças. Além disso, as melhoras na imagem corporal no grupo de flutuação-REST se mantiveram depois do tratamento e duraram até 6 meses.
Flutuação-REST (terapia de estimulação ambiental reduzida) é uma intervenção mente-corpo relativamente inexplorada para reduzir naturalmente o estresse fisiológico, atenuando a entrada sensorial exteroceptiva para o sistema nervoso através do ato de flutuar em decúbito dorsal em água saturada com sal de Epsom (sulfato de magnésio)
“Este avanço oferece uma nova direção terapêutica no tratamento da anorexia nervosa, um transtorno psiquiátrico conhecido por prognóstico desafiante e sua alta taxa de mortalidade”, disse o psiquiatra Sahib Khalsa, MD, PhD, diretor de Operações Clínicas de LIBR e autor principal do estudo. “A ansiedade é uma coexistência comum na anorexia nervosa que não responde bem aos medicamentos ansiolíticos, como as benzodiazepinas”, adicionou “As grandes reduções da ansiedade induzidas pela terapia de flutuação nestes pacientes sugerem que esta ferramenta apresenta uma potente oportunidade para tratar a ansiedade por meios não farmacológicos na anorexia nervosa. É necessária uma investigação adicional para examinar os efeitos ansiolíticos na terapia de flutuação em outros transtornos alimentares”.
“Estes achados também abrem um passo para novas formas de tratamento para os transtornos alimentares que, junto com os tratamentos tradicionais, podem ajudar a aliviar as características diagnósticas da NA que são mais difíceis de tratar, como a imagem corporal”, comentou a coautora Emily Choquette, PhD e psicóloga clínica. “O efeito confiável e sustentado do flutuação-REST na insatisfação com a imagem corporal sugere que ele pode ser estudado como uma ferramenta para aumentar a eficácia das psicoterapias tradicionais”.
Como a anorexia nervosa é um transtorno psiquiátrico grave e persistente, a busca por tratamentos eficazes continua. “Este estudo ressalta a importância de buscar continuamente abordagens inovadoras e ampliar os horizontes das opções de tratamento existentes”, acrescentou Scott Moseman, MD, MD, CEDS, diretor médico do Laureate Eating Disorders Program. “Essas descobertas podem abrir caminho para novas formas de tratamento, como a psicoterapia assistida por flutuadores, que visam melhorar ainda mais a imagem corporal e as melhorias na ansiedade obtidas por meio de intervenções existentes baseadas em evidências”.
Em conclusão, este estudo fornece evidências de que a flutuação REST levou a reduções sustentadas na insatisfação corporal e na ansiólise aguda em mulheres e meninas hospitalizadas com AN. Portanto, Flutuação-REST tem potencial como uma ferramenta eficaz para o tratamento de distúrbios da imagem corporal e ansiedade na AN.