No Brasil, estima-se que apenas 12,3% dos pacientes estão com a asma controlada. A doença é caracterizada por períodos de exacerbação e remissão de sintomas. Durante sua remissão, o paciente fica assintomático e suas provas de função respiratória são normais ou próximas da normalidade. Na exacerbação, ocorre aumento da inflamação brônquica com liberação de mediadores inflamatórios que determinam bronco constrição e os sintomas da agudização da doença, com todo o desconforto que causa ao paciente.
Atualmente, a asma não tem cura, no entanto, o tratamento atual permite um controle eficiente da doença. Dessa forma, a FQM alinhada com sua missão de gerar consciência pela vida lança o Asma Academy, um evento que visa fomentar a discussão e atualização dos profissionais no tratamento da asma. Fomentando a educação médica de qualidade e gerando impacto na vida de milhões de brasileiros. Por isso, a Asma Academy convidou o Doutor Jose Eduardo Delfini Cançado para discutir como atingir o controle e reduzir os riscos de complicação. Assista:
Dados do palestrante:
Prof. Jose Eduardo Delfini Cançado
Pneumologista membro da comissão científica de asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Fisiologia. Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Doutorado pela faculdade de medicina da USP e Pós-doutorado pela Universidade de Miami.