A pandemia da COVID-19 e os confinamentos em diferentes países do mundo que ocorreram em 2020 levaram as plataformas de streaming a reconsiderar títulos antigos entre seus destaques, pois falavam sobre vírus, epidemias e pandemias.
Existem diferentes pontos para abordar um filme sobre este tipo de eventos, seja de ficção científica ou com uma perspectiva mais realista.
Apesar de esses filmes terem gradualmente deixado de ser “neopopulares” com a chegada das vacinas contra o SARS-CoV-2, eles podem voltar a se tornar relevantes em um cenário propenso a surtos em expansão. Exemplos são a varíola dos macacos, declarada uma emergência internacional de saúde pública, ou o novo Henipavirus Langya descoberto na China.
Mas há e haverá outras, além do ressurgimento de doenças antigas. Aqui, uma lista de cinco filmes que mostram contextos e consequências contra diferentes patógenos.
- Contagio
Este filme conta como a rápida disseminação de um vírus desconhecido, transmitido pelo ar, é capaz de acabar com a vida humana em poucos dias. Ele ainda menciona instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, encarregados de encontrar soluções contra o relógio. Sem tempo para pensar em seus valores, a sociedade visa apenas sobreviver. O contágio reflete o medo das pandemias e suas consequências em todas as áreas, como as novas ordens políticas. Título original: Contagion (2011). Elenco: Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Marion Cotillard, Laurence Fishburne, Jude Law e Brian Cranston. Direção: Steven Soderbergh.
- Os doze macacos
O filme postula que entre 1996 e 1997, a superfície da Terra foi contaminada por um vírus mortal que forçou os sobreviventes a viver no subsolo. Seu personagem principal é James Cole, um criminoso condenado que vive em um futuro pós-apocalíptico que é enviado de volta no tempo para descobrir a disseminação do patógeno em troca de receber sua absolvição. A principal suspeita é que o vírus tenha sido espalhado por uma organização terrorista conhecida como "Exército dos Doze Macacos". Mas ao invés de mandá-lo para aquele momento histórico, eles o mandam para 1990, onde ele é internado em um manicômio. Título original: Twelve Monkeys (1996). Elenco: Bruce Willis, Madeleine Stowe, Christopher Plummer, Brad Pitt. Direção: Terry Gilliam.
- 93 dias
Baseado em uma história real, o filme começa quando um diplomata recém-chegado à Nigéria desenvolve sintomas preocupantes muito semelhantes aos da Ebola. Com a ameaça de uma pandemia, as autoridades de saúde atuam para evitar mais mortes, embora surjam complicações para lidar com a emergência. Em meio ao caos, médicos de um hospital tentam encontrar um tratamento. Título original: 93 days (2016). Elenco: Danny Glover, Bimbo Akintola, Gideon Okeke. Direção: Steve Gukas.
- Vírus
Este filme sul-coreano de 2013 foi um dos mais vistos na Netflix durante o surto de coronavírus. Especificamente, narra quando o distrito de Bundang-gu deve enfrentar uma proliferação repentina do vírus H5N1, que mata após 36 horas de permanência no corpo. No ar, o patógeno ameaça se tornar uma pandemia mortal. Título original: Gamgi – The Flu (2013). Elenco: Jang Hyuk, Su-Ae, Cha In-pyo, Park Hyo-ju, Lee Hee-jun, Lee Sang-yeob, Andrew William Brand. Diretor: Kim Sung Su
- Epidemia
O filme começa com o Exército dos EUA atacando um acampamento no Zaire, onde um vírus mortal semelhante ao Ebola acaba com toda a sua população. Com a drástica operação militar, pretendia-se manter o patógeno em segredo e evitar a disseminação futura. Mas surgiu um imprevisto: um pequeno macaco afetado pelo vírus acabou viajando em um navio do Zaire para os EUA. O pânico explode quando se descobre que todos aqueles que estiveram em contato com o animal começam a apresentar os primeiros sintomas. Título original: Outbreak (1995). Elenco: Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman, Kevin Spacey. Direção: Wolfgang Petersen.