Aumento do dano de armas de fogo

Atuais causas de mortalidade infantojuvenil nos Estados Unidos

45.222 mortes relacionadas a armas de fogo nos Estados Unidos em 2020.

Autor/a: Jason E. Goldstick, Rebecca M. Cunningham, MD Patrick M. Carter, MD

Fuente: Current Causes of Death in Children and Adolescents in the United States

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgaram recentemente dados oficiais atualizados de mortalidade que mostraram 45.222 mortes relacionadas a armas de fogo nos Estados Unidos em 2020, um novo pico.

Embora análises anteriores tenham mostrado aumentos na mortalidade por armas de fogo nos últimos anos (2015 a 2019), em comparação com taxas relativamente estáveis ​​em anos anteriores (1999 a 2014),2,3 esses novos dados mostram um aumento acentuado de 13,5% na taxa bruta de mortes por armas de fogo de 2019 a 2020.

Essa mudança foi em grande parte impulsionada por homicídios por arma de fogo, que tiveram um aumento de 33,4% na taxa bruta de 2019 a 2020, enquanto a taxa bruta de suicídio por arma de fogo aumentou 1,1%. Dado que os homicídios por armas de fogo afetam desproporcionalmente os jovens nos Estados Unidos, esses dados exigem uma atualização dos achados de Cunningham et al. sobre as principais causas de morte entre crianças e adolescentes americanos.

Figura 1. Principais causas de morte entre crianças e adolescentes nos Estados Unidos, 1999 a 2020.

A análise anterior, que examinou dados até 2016, mostrou que as lesões por armas de fogo ficaram atrás apenas dos acidentes automobilísticos (tanto relacionados ao trânsito quanto não relacionados ao trânsito) como a principal causa de morte entre crianças e adolescentes, definidos como pessoas com idade 1 a 19 anos de idade.

Desde 2016, essa lacuna diminuiu e, em 2020, as lesões por arma de fogo se tornaram a principal causa de morte nessa faixa etária (Figura 1). De 2019 a 2020, o aumento relativo na taxa de mortes por armas de fogo de todos os tipos (suicídio, homicídio, não intencional e não intencional) entre crianças e adolescentes foi de 29,5%, mais que o dobro do aumento relativo na população geral. O aumento foi observado na maioria dos dados demográficos e tipos de mortes relacionadas a armas de fogo.

Além disso, as overdoses e intoxicações por drogas aumentaram 83,6% de 2019 a 2020 entre crianças e adolescentes, tornando-se a terceira causa de morte nessa faixa etária. Essa mudança é em grande parte explicada pelo aumento de 110,6% nas intoxicações não intencionais de 2019 a 2020.

As taxas de outras principais causas de morte permaneceram relativamente estáveis ​​desde a análise anterior, sugerindo que as mudanças nas tendências de mortalidade entre crianças e adolescentes durante os primeiros anos da pandemia de COVID-19 foram específicas para ferimentos relacionados a armas de fogo e envenenamento por drogas. O SARs-CoV-2 resultou em 0,2 mortes por 100.000 crianças e adolescentes em 2020.

Embora os novos dados sejam consistentes com outras evidências de que a violência armada aumentou durante a pandemia, as razões para o aumento não são claras e não se pode presumir que a mortalidade relacionada a armas retornará ainda mais.

Independentemente disso, o aumento da mortalidade por armas de fogo reflete uma tendência de longo prazo e mostra que continuamos a falhar em proteger nossos jovens de uma causa de morte evitável. Investimentos geracionais na prevenção da violência armada estão em andamento, incluindo novas oportunidades de financiamento do CDC e dos Institutos Nacionais de Saúde, e o financiamento para a prevenção da violência na comunidade foi proposto na legislação federal de infraestrutura. Esta dinâmica de financiamento deve ser mantida.